Carta aberta à comunidade- 200 anos

Carta aberta enviada por irmã Eulalia Maria, Superiora Geral das Religiosas da Instrução Cristã, à comunidade em ocasião dos 200 anos da fundação do Instituto.

27/03/2023 às 16h01

CARTA ABERTA À COMUNIDADE - 200 anos

Instituto das Religiosas da Instrução Cristã Rue Sur la Fontaine, 70 4000 - Liège Bélgica

Liège, 19 de março de 2023

“Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador!” (Lc. 1,46-47)

Queridos amigos, alunos e eternos alunos alcançados pela nossa missão, educadores, queridas famílias e religiosos das congregações da nossa Igreja, bispos, sacerdotes, queridos irmãos que professam outros credos, mas que junto conosco seguem o mesmo Cristo.

Nós, Religiosas da Instrução Cristã, vivenciamos um processo preparatório de três anos, com imenso desejo de doar ao Senhor o melhor de nós e, nesta grande celebração jubilar, depositar em seu altar, como incenso de agradável odor, nossos desejos, propósitos e renovada esperança. Assim, neste dia de ação de graças pelos 200 anos de fundação do nosso querido Instituto, em 25 de março de 2023, com o coração exultante nos unimos em comunhão e orações, em três continentes, nos sete países onde o nosso carisma se expandiu, irmanadas na mesma fé e na mesma origem histórica, com a convicção do quanto Ele é bom, misericordioso, terno, compassivo e cheio de amor para com o nosso Instituto.

Somos gratas pelos benefícios e graças que recebemos da bondade do Senhor nestes 200 anos de história. Gratidão por Madre Agathe Verhelle, grande mulher, cheia do Espírito Santo, que discernia e tomava as decisões necessárias nas circunstâncias que se apresentavam. Mulher humilde e corajosa, audaciosa e inflamada de amor pelo Reino, abraçou a cruz e recebeu o dom contagioso de amar a juventude: "consagrar-nos a Deus e sacrificar-nos inteiramente a serviço da juventude, por toda parte onde possamos cooperar na propagação da glória de Deus". Gratidão às religiosas que nos antecederam, por escreverem com suas vidas a história do nosso Instituto e por nos transmitirem com fidelidade o legado espiritual deixado por Madre Agathe.

Nesses dois séculos, nosso carisma atingiu tantas pessoas, e nesse alcance imensurável da missão, vemos a herança agatheana florescer pelas sementes da fé, do evangelho e da instrução cristã plantadas nos corações de tantas crianças, jovens e adultos. Agradecemos ao Senhor pelos leigos, educadores e colaboradores, que assumiram conosco a missão, e os que assumem atualmente, de forma efetiva e afetiva, nos espaços onde estão nossas obras apostólicas. “Por tudo demos graças ao Senhor!”.

Na contemplação que fizemos de nossa história, nestes anos preparatórios para o nosso bicentenário, mergulhamos nas raízes de nossa história, na expansão do nosso carisma e no conhecimento mais profundo de nossa fundadora. Pelos temas de nossa espiritualidade, vivenciamos a preparação e a realização dos nossos capítulos provinciais e geral; de forma participativa, atualizamos as nossas constituições e as aprovamos no XXI Capítulo Geral/2022.

Temos o compromisso de viver fielmente segundo as Constituições das Religiosas da Instrução Cristã, como sendo a expressão da vontade de Deus para nossa vida e missão. Elas nos ajudam a viver o espírito de nossa vocação, a exemplo de nossa fundadora, Madre Agathe Verhelle, que, dentre tantos ensinamentos, convida-nos ao despojamento de nós mesmas, para vivermos na busca da maior Glória de Deus. (Const. 124)

As comemorações do bicentenário chegam ao seu ápice ao mesmo tempo em que abrimos as portas para um novo centenário e, todas nós, Religiosas da Instrução Cristã, reafirmamos o desejo de "consagrar-nos a Deus e sacrificar-nos inteiramente à serviço da juventude, em toda parte onde possamos cooperar na propagação da Glória de Deus” e, “na vivência deste carisma, como seguidoras e continuadoras da missão de Jesus Cristo, teremos sempre o desejo e a vontade de encarnar a face atual do Cristo Educador, independente das circunstâncias, dos desafios atuais e de suas consequências”, nos diversos campos de atuação onde formos enviadas.

Por fim, em comunhão com a Igreja, queremos vivenciar a alegria do Evangelho, bem expressa em nossa divisa “Alegrar-se e fazer o bem” e cooperar na propagação da Glória de Deus com criatividade, dinamismo e ardor missionário, inspiradas em Madre Agathe, acreditando sempre que "toda missão vem acompanhada das graças necessárias".

Rezemos uns pelos outros e confiemos na bondade desse Deus que é amor e com seu coração compassivo e misericordioso acolhe a todos como seus filhos bem amados. Que Deus Pai, Filho e Espírito Santo derramem bençãos infinitas sobre cada um de vocês. Recebam meu grande abraço, minhas orações e profunda gratidão.

GAUDERE ET BENE FACERE!

Ir. Eulalia Maria Wanderley de Lima Superiora-Geral das Religiosas da Instrução Cristã