Notícia

Gratidão e emoção na celebração dos 200 anos

As Religiosas da Instrução Cristã tiveram uma semana intensa para comemorar os 200 anos do Instituto. Os momentos foram marcados por muita gratidão, homenagens e emoção pelo bicentenário da missão.

26/03/2023 às 10h31

Uma semana marcada por muita emoção e gratidão a Deus. É dessa forma que podemos definir os últimos dias vivenciados pelas Religiosas da Instrução Cristã, que celebram 200 anos de fundação do Instituto. Para este momento especial, o tema escolhido para inspirar essa caminhada histórica foi o “Gaudere et bene facere”, expressão bíblica presente no livro de Eclesiastes, no capítulo 3, versículo 12, que, em português, significa “alegrar-se e fazer o bem”. 

A comemoração do Bicentenário do Instituto alcançou o ápice na Missa em Ação de Graças, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e concelebrada por bispos e padres convidados, no último sábado (25), no Colégio Damas, no Recife (PE). Durante a homilia, o celebrante destacou a dedicação das irmãs pela missão que desempenham, por meio da formação religiosa e educacional, na vida de tantas pessoas que são alcançadas pelo Carisma Agatheano. 

Durante a celebração eucarística, as irmãs renovaram os votos religiosos e reafirmaram, diante de toda comunidade, o compromisso de consagração e sacrifício inteiramente à juventude. Os Leigos da Instrução Cristã também renovaram as promessas e receberam uma medalha que os identificam como multiplicadores desse Carisma. 

Ao fim, irmã Rosemary Briguenti e irmã Marcela Sarmento, conselheiras gerais do Instituto, deram voz à carta escrita por irmã Eulalia Maria, superiora-geral do Instituto, que estava na Bélgica, berço da fundação. “Na contemplação que fizemos de nossa história, nestes anos preparatórios para o nosso bicentenário, mergulhamos nas raízes de nossa história, na expansão do nosso Carisma e no conhecimento mais profundo de nossa fundadora. Pelos temas de nossa espiritualidade, vivenciamos a preparação e a realização dos nossos capítulos provinciais e geral; de forma participativa, atualizamos as nossas constituições e as aprovamos no XXI Capítulo Geral/2022”, redigiu. 

Após a Celebração Eucarística, religiosas e convidados participaram do momento cultural, produzido pelos alunos, beneficiários e colaboradores das unidades da Rede Damas Educacional, que foi conduzido com muita música, dança e poesia.  A encenação contou a história de dedicação à juventude por parte das religiosas nos três continentes em que a congregação religiosa está presente, desde sua origem até o bicentenário.

Um outro momento especial foi a visita surpresa ao Convento São Francisco de Assis, primeira casa que acolheu as Religiosas da Instrução Cristã quando chegaram ao Brasil, em 1896. Em uma acolhida emocionante, a provincial do Brasil, irmã Cleonice Santos, ressaltou a motivação de um momento como esse. “Desejo a cada uma das minhas irmãs que esta ocasião, pensada com tanto carinho, não seja uma mera visita, mas um lugar de reencontro. Reencontro com a nossa história, com as nossas origens, com as nossas raízes!”, afirmou. 

Durante a semana celebrativa, as religiosas participaram de uma série de eventos especiais, que contemplaram momento cívico nas unidades que fazem parte da Rede Damas Educacional, exposição fotográfica para contar a vida e missão das irmãs, adoração ao Santíssimo Sacramento, formações, momentos de espiritualidade e celebração eucarística em todas as unidades que formam a Rede Damas Educacional. 

Como marco concreto para as próximas gerações, foram apresentados dois símbolos: o primeiro deles é Marco Zero da Missão, que é uma placa de ferro alicerçada, na última sexta-feira (24), no pátio do Gymnasium Esportivo Irmã Socorro Freire, no Colégio Damas, no Recife (PE). O segundo, por sua vez, foi uma placa comemorativa descerrada, no sábado (25), na Galeria de Superioras, na sede da Província RIC Brasil. 

As religiosas, que desempenham a função de gestão nas unidades da Rede Damas Educacional, foram acolhidas com muito afeto pelos educadores do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da Rede Damas Educacional, no Recife. Os educadores formaram um corredor humano enquanto cantavam a canção “Para a glória de Deus”. O encontro das diretoras, que fez parte das comemorações do bicentenário, promoveu um alinhamento dos projetos em rede e momentos de espiritualidade.

Encerrando os festejos, neste mês, as religiosas marcarão presença na Sessão Solene no Plenário da Casa José Mariano, na Câmara Municipal do Recife, na terça-feira (28), às 17h. O projeto tem a autoria de Tadeu Calheiros, vereador que é ex-aluno do Colégio Damas, e homenageará o bicentenário do Instituto pela atuação religiosa e educacional no estado há 127 anos.