Notícia

Religiosas e unidades da Rede Damas Educacional celebram a vida e missão de Madre Agathe

Impulsionados pelo bicentenário das Religiosas da Instrução Cristã, a Rede Damas Educacional celebrou os 237 anos do nascimento daquela que iniciou a missão de educar a juventude, Madre Agathe Verhelle;

24/02/2023 às 12h36

Impulsionados pelo bicentenário das Religiosas da Instrução Cristã, a Rede Damas Educacional celebrou os 237 anos do nascimento daquela que iniciou a missão de educar a juventude, Madre Agathe Verhelle, fundadora do Instituto e precursora do carisma “sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à juventude”, nesta quinta-feira (23). A religiosa é um exemplo de mulher por entregar a sua vida a Deus e por inspirar outras religiosas e leigos.

O legado deixado pela religiosa, alicerçada na fé e movida por grande coragem, perpetua até os dias atuais nos colégios e comunidades onde as irmãs estão inseridas, alcançando e transformando a vida de crianças e adolescentes no Brasil, África e Europa. Em nossas unidades pelo Brasil, alunos, beneficiados e educadores participaram de momentos celebrativos preparados pela Pastoral, onde puderam se aprofundar na vida e missão daquela que foi a pioneira da chama acesa que move toda a Rede Damas Educacional.

No Centro Social Dom João Costa, os beneficiários homenagearam Madre Agathe com a produção de um grande painel que ficará exposto no pátio, e nos colégios foram realizados atividades pedagógicas, contação da história, momento de louvor e Celebração Eucarística, que fizeram os alunos contemplarem sobre as virtudes da religiosa.

Em especial, no Centro de Serviços Compartilhados (CSC), com a presença da Provincial das Religiosas da Instrução Cristã - Província Brasil, irmã Cleonice Santos, da diretora-presidente da Rede Damas, irmã Marcela Sarmento, da irmã Alcilene Fernandes, da irmã Miriam Vieira e da irmã Vanessa Montenegro, os colaboradores momento de formação que proporcionou um aprofundamento no carisma.