Encontro Jovem Damas (EJD)

O Encontro Jovem Damas (EJD) tem a missão de evangelizar segundo o carisma de “Ser o ministro de Jesus Cristo entre os jovens” (Rm 15,16).

Muitos desafios são postos à juventude em nossa sociedade. Os conhecimentos e informações circulam com rapidez crescente, enquanto a conquista da capacidade de assumir responsabilidade pela própria vida é cada vez mais lenta. O individualismo é estimulado em detrimento da solidariedade e da sensibilidade às necessidades dos outros. Faltam referenciais e ambientes que apontem para ideais verdadeiros e que ajudem a assumir e vivenciar os valores.

Nesse contexto, a Igreja apresenta aos jovens o desafio de seguir na contramão, animada pela certeza de que, em Jesus Cristo, encontra-se a verdadeira alegria. Quem o encontra não pode guardá-Lo para si, por isso tal descoberta precisa chegar a tantos quantos for possível. Essa é a experiência das Religiosas da Instrução Cristã, as quais, em seu campo de missão, no meio da juventude, unem-se aos que "trabalham para aumentar o rebanho do Divino Pastor ou para impedir que o lobo venha devastar o aprisco ou dispersar as ovelhas". Em linhas gerais, a evangelização acontece em diversas circunstâncias, particularmente nos eventos e trabalhos pastorais promovidos.

Alguns jovens que fazem a experiência de Deus sentem o apelo de aprofundar a caminhada e difundi-la. Assim, surge o Encontro Jovem Damas (EJD), que, identificado com o carisma de "ser o ministro de Jesus Cristo entre os jovens", estende e complementa a missão das Irmãs. Desejosos de atender ao apelo do Senhor, que lhes pede que levem a boa nova do Cristo, de forma criativa e dinâmica, os jovens se organizam em grupo, aprofundam a fé por meio da oração, estudos, formação, orientação espiritual, vivência dos sacramentos e retiros; empenham­se em obras sociais e, sobretudo, evangelizam outros jovens.

CARISMA

Todo carisma nasce de uma necessidade da Igreja, O Encontro Jovem Damas reúne aqueles que, a partir das vivências junto às Religiosas da Instrução Cristã, foram contagiados pelo ardente desejo de dedicar-se à juventude. Assim, a missão confiada por Deus ao Instituto se amplia, atingindo muitas outras pessoas, dando-lhes oportunidade de viver o aprofundamento da fé e da vivência cristã. Como Igreja, a missão específica do EJD é evangelizar os jovens, sendo extensão do carisma das Religiosas da Instrução Cristã - "sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à juventude, em toda parte onde possamos cooperar na propagação da glória do Senhor".

O EJD se fundamenta na Palavra de Deus, que nos inspira a viver o carisma de ser o Ministro de Jesus Cristo entre os jovens (cf. Rm 15, 16). Esse carisma é assumido como chamado a fazer Jesus mais conhecido e amado, atraindo a juventude ao redil do Bom Pastor. A partir da experiência de ser amado por Deus, o grupo é movido pelo desejo de retribuir esse amor, de contribuir para que mais pessoas O conheçam e sintam o desejo de se entregarem a Ele na caminhada.

A Espiritualidade Inaciana apresenta-se como um caminho que ajuda o jovem a crescer em seu relacionamento com Deus, com os outros e consigo mesmo, assumindo, com consciência e liberdade, o projeto divino. O exemplo de Maria, a Virgem do Silêncio, inspira o ministro a reconhecer a silenciosa presença de Deus entre nós, a partir da mística "teu silêncio não é ausência, mas presença", a buscar o Reino dos Céus, a viver a intimidade com Deus e a servir. Por isso, ela é acolhida como a padroeiro do EJD.