Postulantado

"Vinde e vede!" (Jo 1,39)

É a continuidade da vivência espiritual, comunitária, missionária e apostólica, porém de uma forma mais aprofundada e comprometida. Esta fase tem duração de dois anos e trata-se de um tempo para discernir e escolher a vocação para a qual o Senhor a chama.

O Postulantado é uma etapa subsequente ao Aspirantado no processo de formação para a vida religiosa. É um período mais formal e estruturado, durante o qual as candidatas, conhecidas como postulantes, continuam a explorar e aprofundar sua vocação à vida religiosa.

O Postulantado é uma fase de transição entre o período inicial de discernimento e a etapa mais intensiva da formação religiosa. Durante esse tempo, as postulantes são introduzidas mais profundamente na espiritualidade, na tradição e na vida do nosso Instituto.

Durante o Postulantado, as postulantes têm a oportunidade de aprofundar seu relacionamento com Deus, de se aprofundar na oração e de estudar a vida e os ensinamentos da nossa fundadora, Madre Agathe Verhelle. Elas são introduzidas aos aspectos práticos da vida religiosa, como a vida comunitária, o trabalho apostólico e os compromissos específicos da congregação, como os votos religiosos.

As postulantes também são acompanhadas de perto por formadoras e diretoras espirituais, que as ajudam a crescer em sua vida de fé, a discernir sua vocação de maneira mais profunda e a se preparar para o próximo estágio da formação religiosa.

Durante o Postulantado, as postulantes têm a oportunidade de participar mais ativamente da vida comunitária, compartilhando a rotina diária com as membros professo e participando de atividades apostólicas e pastorais do Instituto. Elas também podem receber formação acadêmica e prática adicional, de acordo com as necessidades.

Ao final do período do Postulantado, os postulantes e o Instituto avaliam se a vida religiosa é de fato a vocação adequada para a postulante. Se ambos concordarem, a postulante pode ser convidada a prosseguir para a próxima etapa formal de formação,  conhecida como Noviciado.

Em resumo, o Postulantado é um período de aprofundamento vocacional e de integração mais profunda na vida e na espiritualidade. É uma fase de discernimento mais estruturada, durante a qual as postulantes são introduzidas aos compromissos, à vida comunitária e aos aspectos práticos da vida religiosa, preparando-se para avançar para o próximo estágio de formação.