PASTORAL

A Evangelização feita nos colégios é parte de um projeto compromissado com o processo de humanização e planificação do ser humano como sujeito protagonista da história, visando à sua formação nas suas diversas dimensões. A ação tem como alicerce dois princípios: fundamentação bíblica e fundamentação humana, tornando possível para educandos e colaboradores, assim como toda família São Francisco, contemplar, valorizar e dar sentido a sua vida como dom precioso de Deus.

As ações da Pastoral refletem os valores humanos e princípios cristãos e tem como objetivo a formação de nossos alunos para que cultivem atitudes de solidariedade, humanização, espiritualidade e respeito.

A vivência destes valores transforma e impulsiona nossos alunos a assumirem suas responsabilidades conforme o Evangelho, levando-os à busca do sentido da vida, para serem pessoas que vivam valores éticos e cristãos.

 

PROJETOS DE EVANGELIZAÇÃO:

 

Primeira Comunhão Eucarística

Em comunhão profunda com a Igreja, consciente de sua missão e do desejo de contribuir na formação cristã das crianças, a Pastoral no Colégio Damas, através da preparação para o Sacramento da 1ª Eucaristia, propõe uma experiência de encontro pessoal com Jesus Cristo, que auxilie a assumir em suas vidas os seus ensinamentos e participar de seu mistério Salvífico.

Oferece aos educandos a catequese em preparação para o Sacramento da Primeira Eucaristia. Considerando as características próprias da fase do desenvolvimento das crianças, utiliza-se de uma linguagem simples e objetiva, além de uma metodologia que valoriza o lúdico e é rica em símbolos, a fim de contribuir para o aprofundamento de assuntos complexos, relacionados à fé.

Crisma

Os Colégios, escola católica, por sua organização e pelo clima que instaura, facilita a catequese, aqui entendida como uma ação viva, centrada na pessoa, conectada com a vida, fundamentada na Bíblia e na liturgia, fiel à doutrina da Igreja e sob as normas da Arquidiocese ou Diocese vigente do local.

A Pastoral oferece um itinerário crismal de modo que o jovem possa fazer a experiência do Cristo Ressuscitado em sua vida cotidiana, assumindo, com fidelidade, o testemunho cristão na Igreja e no mundo.

EJC- Encontro Jovem Damas

Inspirados pelo carisma de Madre Agathe de dedicar-se e consagrar-se inteiramente à juventude, o Encontro Jovem Damas (EJD) é um grupo católico formado por alunos e ex-alunos do Colégio Damas da Instrução Cristã que possui o desejo ardente de viver o carisma de “Ser o ministro de Jesus Cristo entre os jovens”.

O EJD começou em Campina Grande em 2001 e depois se espalhou pela Rede Damas. Desenvolvem atividade como: Encontros semanais, Missa da Juventude, SPH – “Só Por Hoje”, Encontrões, EJD Adventure e Retiro Anual.

Infância Missionária Damas- “Criança evangelizando criança”

A Pontifícia Obra da Infância Missionária foi fundada em 19 de maio de 1843, pelo Bispo francês Dom Carlos Forbin Janson. Rapidamente, a Obra se expandia para outras dioceses de outros países da Europa e América. Atualmente, está presente nos cinco continentes. No Brasil, essa obra ficou adormecida por muito tempo. Em 1993, por ocasião da celebração dos seus 150 anos de fundação, o Espírito de Deus fez arder a “chama fumegante”, despertando essa consciência na Igreja do Brasil. Hoje, a Infância Missionária está presente em grande parte das nossas dioceses como “fruto novo do coração da Igreja”. Tem como objetivo geral fazer com que as crianças cresçam em seu espírito missionário universal e sejam das crianças a consciência de todo o mundo, com o objetivo específico de ajudar os educadores, catequistas e pais de família a despertar nas crianças a consciência e o compromisso missionário.

 

ENCONTROS DE EVANGELIZAÇÃO:

Sonho encantado: Vimos a estrela e viemos adorá-lo” (Mt 2,2)

O encontro de evangelização “Sonho Encantado”, com o intuito de sensibilizá-las para a descoberta do verdadeiro sentido do Natal e uma experiência de encontro com o Menino Jesus.

Ágape: “Deus é amor” (1 Jo 4, 16)

O Projeto “Ágape” tem a missão de apresentar o amor gratuito e incondicional de Deus (ágape). Deste modo, ele quer suscitar nas crianças um desejo de amar concretamente o amor ao irmão.

EJD Adventure: 

Tem como objetivo geral encarnar a vida de Jesus Cristo, revelador e anunciador do projeto de Deus, bem como de Sua vontade para a construção de um mundo mais justo, harmonioso e fraterno. Os jovens buscam ser jovens aprendizes, protagonistas do seu tempo e da sua história, através do carisma de “Ser o ministro de Jesus Cristo entre os jovens”. Juntamente com a formação de jovens que se comprometam a realizar atividades pastorais; promoção de ações sociais e momentos de evangelização em diversas entidades; formação de lideranças através do protagonismo juvenil e evangelização verdadeiramente de forma cativante, dinâmica e alegre.

Entre amigos:  "Quem encontrou um amigo encontrou um tesouro" (Eclo 6,14)

Baseado na temática da amizade, o encontro “Entre Amigos” propõe um aprofundamento sobre o verdadeiro significado da amizade, inspirado em Jesus e na sua relação com seus discípulos.

Mochilinha: "Cuida dele" (Lc 10,35)

A parábola do Bom Samaritano na realização do Projeto “Mochilinha” deseja sensibilizar as crianças para uma vivência concreta de solidariedade e ajuda ao próximo.

Fermentinho: "O Reino do Céu é semelhante ao fermento…"  (Mt 13, 33)

Por meio da parábola do fermento, Jesus ensina que nossa missão é ser fermento na massa, construindo o Reino dos Céus através de pequenos gestos de amor. Por isso, o Encontro “Fermentinho” almeja mover as crianças para assumirem o seu papel de agentes transformadores no meio em que estão inseridas.

Olaria: "Como o barro nas mãos do oleiro assim está você nas minhas mãos" (Jr 18,40)

Esse encontro visa provocar uma experiência do amor de Deus, o grande Oleiro, que cuida com afeto particular de cada um. O tema é apresentado através de teatro, cantos, diálogos, escuta, oração, desafios, oficinas com argila e partilhas que saboreiem a ternura de Deus.

Fórmula 1: "Eu corro, mas não sem rumo certo" (1Cor 24,26)

Propomos aos jovens um encontro de evangelização intitulado “Fórmula 1” com a metodologia e linguagens próprias da corrida da Fórmula 1, a fim de que conheçam, amem e sigam a Jesus Cristo como único Deus.

O Máscara: "Revesti-vos de Cristo" (Rm 13,14)

Vivendo numa sociedade cujo perfil supervaloriza a aparência, o prazer e o poder, propomos, através do Encontro “O Máscara”, um tempo de reflexão, de confronto com sua verdade, de revisão sobre os diversos papéis que assumimos na sociedade. Tendo como cenário uma arena e um grande palco, os jovens encontram um espaço privilegiado para fazer uma experiência de Deus e assumir a sua identidade, sua imagem e semelhança. A partir daí, retirar as máscaras e viver autenticamente a sua filiação divina.

Semear: "O semeador saiu a semear…" (Mt 13,4)

O Encontro de Evangelização “Semear”, cuja dinâmica e linguagem são adequadas à faixa etária das crianças, viabiliza a reflexão acerca da importância de “purificar o terreno do coração” a fim de que a semente, que é a Palavra de Deus, seja acolhida e produza frutos de amor, perdão, solidariedade, justiça, entre outros.

24 horas:  "Existe um tempo para cada coisa" (Ecle 3, 1)

O Encontro de Evangelização “24 Horas” pretende ajudar os adolescentes a descobrirem a sacralidade do tempo como dom de Deus e vivê-lo cada momento de acordo com o seu plano e sua vontade.

Circuito: "Porque noutro tempo sereis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz." (Ef, 5,8)

Com o objetivo de proporcionar aos jovens, por meio de reflexões, palestras, partilhas e atividades diversas, um encontro com JESUS CRISTO, Luz da Vida.

A Trilha: "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles" (Mt 18,20)

O Encontro de Evangelização A Trilha tem o intuito de despertar nas crianças o valor da amizade, imprescindível para uma boa convivência fraterna.

Acampamento: "Uma só coisa é necessária" (Lc,42)

O Encontro de Evangelização Acampamento faz com que os adolescentes, através da fascinante experiência de acampar, procurem descobrir que as opções devem conduzir sempre ao que é essencial. Para isso, faz-se necessário despojarem-se de coisas, ideias e valores secundários ou contrários ao projeto de Jesus Cristo.

ReginaCamp:

Com formato de acampamento, este encontro trabalha o tema: Aprendendo a conviver com o essencial, com o intuito de conduzir o adolescente a refletir sobre o que é essencial e supérfluo em sua vida, bem como o conduzirá à resolução de desafios pessoais e coletivos. 

Terceirão ENDGAME:

Visa conduzir os estudantes em uma experiência de imersão no mundo simbólico dos heróis (Vingadores), propondo momentos de recordações de toda trajetória de vida, bem como acerca dos desafios que terão pela frente. Partindo do lúdico, relacionam a ficção dos cinemas com a proposta do Evangelho de Cristo.

Arte de amar: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (João 15,12)

Samaritano: "Um samaritano viajava e no caminho encontrou um homem quase morto viu-o e se compadeceu" (Lucas 10,33)

Tesouro: "Um samaritano viajava e no caminho encontrou um homem quase morto viu-o e se compadeceu" (Lucas 10,33)

A Rede: "O Reino do céu é como uma Rede" (Mateus 13,47)

Amigos:  "Amigo fiel é poderoso refúgio, quem o descobriu, encontrou um TESOURO" (Eclesiástico 6,14)

Caminhar: "Eu sou o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA" (João 14,6)

Retalho: "O Amor tudo suporta" (1º Coríntios 13,1-13)

Parábolas: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo" (Lucas 9,22-26)

De mala e cuia: "Vós sois o sal da terra e a luz do mundo" (Mateus 5,13-14)