Profissão Temporária

A Profissão Temporária é um estágio importante na jornada de formação para a vida religiosa, no qual as candidatas que passaram pelo período do Noviciado fazem a sua primeira profissão dos votos religiosos. Essa etapa é também conhecida como "primeiros votos" ou "votos temporários".

Durante a Profissão Temporária, as religiosas professam publicamente os votos de pobreza, castidade e obediência, comprometendo-se a viver de acordo com esses princípios na comunidade religiosa. Essa profissão é chamada de "temporária" porque os votos têm uma duração inicialmente determinada.

Os votos temporários refletem o desejo da religiosa de se entregar totalmente a Deus e ao serviço dos outros dentro do nosso Instituto. Por meio desses votos, as religiosas renunciam ao acúmulo de bens materiais (pobreza), ao casamento e às relações sexuais (castidade) e à busca de sua própria vontade em prol da obediência à vontade de Deus e da comunidade religiosa.

A Profissão Temporária é um momento de confirmação e consolidação da vocação religiosa. Durante esse período, as religiosas continuam sua formação espiritual, teológica e pastoral, aprofundando sua compreensão da vida religiosa e do carisma específico de sua congregação.

As religiosas que fazem a Profissão Temporária vivem plenamente a vida comunitária, participam dos ministérios e apostolados do Instituto e se engajam na oração, estudo e serviço, conforme as diretrizes da comunidade religiosa. Elas são acompanhadas por formadoras e superioras religiosas, que os orientam, apoiam e ajudam a discernir sua vocação contínua ao longo do período da Profissão Temporária.

Ao final do período dos votos temporários, as religiosas e o Instituto avaliam se a religiosa está preparada para fazer a Profissão Perpétua, também conhecida como "votos solenes" ou "votos perpetuos". Essa etapa representa um compromisso definitivo e permanente com a vida religiosa, e os votos são feitos por toda a vida.

A Profissão Temporária é, portanto, um estágio importante no caminho da vida religiosa, no qual as religiosas professam seus votos pela primeira vez e aprofundam seu compromisso com Deus e com a comunidade religiosa. É um período de crescimento, discernimento e consolidação vocacional, preparando as religiosas para uma vida de serviço, dedicação e testemunho na vida religiosa.