Notícia

Jovens e leigos participam de Missão Agatheana em Juazeiro (BA)

Uma experiência missionária que marcou a Semana Santa de religiosas, vocacionadas, jovens e leigos do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã que atuam em Maceió (AL) e Garanhuns (PE).

25/04/2023 às 15h34

Uma experiência missionária que marcou a Semana Santa de religiosas, vocacionadas, jovens e leigos do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã que atuam em Maceió (AL) e Garanhuns (PE). É dessa forma que é possível apresentar a Missão Agatheana, que teve como tema “Todos os caminhos levam à Bahia” e levou mais de 30 missionários para seis paróquias da Diocese de Juazeiro, na Bahia, entre os dias 02 e 09 deste mês.

A segunda edição da vivência missionária voltou a ser realizada após quatro anos, devido pandemia do Covid-19, e tem como objetivo principal a evangelização nas casas, escolas e paróquias da região escolhida. Neste ano, os evangelizadores puderam refletir e contemplar sobre o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, por meio de momentos de oração, louvor e adoração.

De acordo com a irmã Débora Monteiro, uma das religiosas que conduziram a missão, a Missão Agatheana foi uma semana de profundo contato com crianças e jovens na vivência do tríduo pascal nas comunidades, junto às famílias carentes das paróquias em que a missão abraçou.

Para a aluna do Colégio Santa Sofia, unidade da Rede Damas Educacional em Garanhuns (PE), Letícia Costa, a experiência lhe ajudou a viver a Semana Santa de forma mais intensa e prática. “Pude ver o Cristo ressuscitado na face de cada pessoa que visitamos e nas trocas de experiências de vida. O amor, a força, a fé de cada pessoa que passou por nós, mesmo diante de tantas situações”, destacou.

Durante a ocasião, o grupo de missionários teve a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pela Casa de Acolhida Dom José Rodrigues, uma ação social da diocese juazeirense, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desde 2020, o espaço conta com a gestão das Religiosas da Instrução Cristã, da Comunidade Emaús do nosso Instituto.