Notícia

Religiosas da Instrução Cristã celebrarão os 200 anos com diversos eventos

O Instituto das Religiosas da Instrução Cristã vai celebrar 200 anos de fundação no dia 25 de março.

17/03/2023 às 12h31

 

O Instituto das Religiosas da Instrução Cristã vai celebrar 200 anos de fundação no dia 25 de março. Para marcar este momento, uma programação especial foi organizada para acolher religiosas, alunos, famílias e educadores. Presente nos continentes da África, América e Europa, o Carisma Agatheano de “Consagrar-se a Deus e sacrificar-se inteiramente a serviço da juventude, em toda parte, onde possa cooperar na propagação da Glória de Deus” alcança muitas vidas.

No Brasil, a programação do Bicentenário será vivenciada em todas os locais que o Carisma está presente, seja por meio da atuação de unidades de educação ou de comunidades de inserção. No Recife (PE), cidade sede da Província Brasil, o Colégio Damas será o cenário de toda essa comemoração. Na vivência do “Alegrar-se e fazer o Bem”, o “Gaudere et bene facere”, o momento festivo desta data especial reunirá todas as religiosas que atuam na missão do país.

Confira a programação:

Exposição Fotográfica

Dia: 21 a 25 de março

Local: Colégio Damas

Horário: 8h

Público: religiosas, educadores, estudantes e famílias

Momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento

Dia: 23 de março

Local: Capela do Colégio Damas

Horário: 7h às 20h do dia 23 de março

Público: religiosas, educadores, leigos, alunos e famílias

Celebração Eucarística em Ação de Graças

Dia: 25 de março

Local: Ginásio do Colégio Damas

Horário: 17h30

Link para Confirmação de presença: https://rededamas.questionpro.com/200anosRIC

*transmissão pelo canal do Youtube das Religiosas da Instrução Cristã / Link: Celebração dos 200 anos do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã - YouTube*

Público: aberto à comunidade em geral

Sessão Solene 

Dia: 28 de março

Local: Câmara dos Vereadores do Recife

Horário: 17h

Público: aberto à comunidade em geral

Histórico no Brasil

Com a missão de formar a pessoa humana com base nos valores cristãos, éticos e acadêmicos, de maneira participativa e comprometida, encarnando a face atual do Cristo educador para construir uma sociedade sustentável, a Rede Damas Educacional está presente em seis estados do Brasil e possui 12 escolas, uma faculdade e um centro social. São mais de 16 mil alunos sendo formados de maneira integral e para fazerem a diferença no mundo.

De origem belga, a fundadora é Inês Margarida Verhelle, que, depois de ingressar na vida religiosa, ficou conhecida como Madre Agathe. Entre as virtudes dela estão a coragem, humildade, espírito missionário e perseverança inabalável. As primeiras irmãs chegaram ao Brasil, em 15 de outubro de 1896, e fundaram o Colégio Damas, que iniciou as atividades em Olinda (PE) e depois se transferiu para o Recife.

Além de Pernambuco, a Rede Damas Educacional está presente em Alagoas, Ceará, Mato Grosso, Paraíba e Paraná. No Recife, está sediado o Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que tem como objetivo atender às unidades de forma a padronizar processos e serviços para o aumento da produtividade, redução de custos, melhoria na qualidade dos serviços, facilidade na comunicação entre os setores e suporte para gestão e expansão das atividades.