Notícia

Religiosas da Instrução Cristã marcam presença na festa de Nossa Senhora da Conceição, no Recife (PE)

Uma tradição centenária une fé, cultura e alegria: a festa de Nossa Senhora da Conceição celebrada no Morro que leva o mesmo nome da santa, localizado na Zona Norte do Recife (PE). Esta devoção, que reúne mais de um milhão de pessoas, tem raízes profundas na história da cidade e é vivenciada com grande expectativa por moradores e visitantes.

12/12/2023 às 16h30

Uma tradição centenária une fé, cultura e alegria: a festa de Nossa Senhora da Conceição celebrada no Morro que leva o mesmo nome da santa, localizado na Zona Norte do Recife (PE). Esta devoção, que reúne mais de um milhão de pessoas, tem raízes profundas na história da cidade e é vivenciada com grande expectativa por moradores e visitantes. O Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, que está inserido no contexto eclesial e social da cidade, marcou presença na Solenidade da Imaculada Conceição. As irmãs subiram o morro para contemplar a imagem da Virgem e também levar as intenções da congregação. 

Além de ser um marco no calendário religioso pernambucano, a Festa do Morro da Conceição que, neste ano celebrou a 119ª edição, também oferece uma ampla gama de atrações culturais. Palcos espalhados pelo local apresentam performances de artistas locais, grupos de dança e música, expondo a rica diversidade cultural do estado. Feiras de artesanato e gastronomia tradicional também fazem parte da festividade, proporcionando, aos visitantes, uma experiência completa.

História - A Festa do Morro da Conceição, além de ser uma celebração religiosa, é também uma expressão vibrante da cultura do estado de Pernambuco. Ao longo dos anos, essa festividade tornou-se uma parte essencial do calendário cultural do Recife, destacando a riqueza e diversidade da herança local. A celebração não apenas honra Nossa Senhora da Conceição, mas também fortalece os laços comunitários e preserva a história e a cultura do Morro da Conceição.

A devoção à santa é uma tradição marcante na história pernambucana e a festa é uma expressão vibrante da cultura no estado. As atividades religiosas começam a partir da meia-noite do dia 08 e segue durante o dia, contemplando alvorada festiva, confissões, louvor, shows e celebrações eucarísticas. A missa solene em homenagem à Nossa Senhora da Conceição é o ponto alto do dia, em que os devotos e fiéis lotam o santuário e os arredores. A procissão, que percorre as ruas da comunidade, é uma manifestação ímpar de fé que encanta a todos por onde passa.