Arthur Freitas

Educador da Rede Damas Educacional

"O primeiro contato que eu tive com as religiosas, eu tinha seis anos de idade, foi na escola Municipal Santa Maria, no bairro do Alto José do Pinho, no Recife. Quem eram as diretoras no meu período de aluno, eram a irmã Valéria e a irmã Leonarda. Posteriormente, eu entrei para outra instituição que elas fundaram, que é o Centro Social Dom João Costa. Lá, eu fiz parte por muitos anos do projeto Crescer Juntos, e eu tive muito contato com elas, também aprendi muito sobre o esporte, sobre o respeito, sobre o amor ao próximo. Aproximei mais meu contato com Deus. Passados uns anos, eu entrei para a faculdade de jornalismo, tive a oportunidade de voltar ao Centro Social, dessa vez como profissional da área de comunicação, e depois eu tive a oportunidade de vir para onde eu estou hoje, que é a Rede Damas Educacional. Hoje, eu tenho contato com diversas irmãs, onde as religiosas estão, seja no Brasil, até fora do Brasil, a gente acaba tendo contato e admiro e me encanto diariamente com a vida que elas levam, com a consagração inteiramente à juventude. É muito importante e isso transforma não só as vidas das famílias, as vidas dos alunos, mas também a vida da gente enquanto colaborador, enquanto educador, diariamente."

Ione Paiva

Escritora

"É com alegria que eu estou aqui dando testemunho da minha convivência com as irmãs da Instrução Cristã. A minha amizade com as irmãs começou quando eu conheci a irmã Adélia e a irmã Viviane. Irmã Adélia, a vidente de Nossa Senhora, no Sítio Guarda, em Pesqueira-PE. Travamos uma grande amizade e ela me pediu que escrevesse um livro sobre as aparições e acontecimentos de 1936. Foi quando eu tive a licença das irmãs superioras, Madre Bernadette, Madre Chantal, e todos os documentos necessários que a irmã Adélia me deu para que eu colocasse tudo nesse livro: “Aqui o céu encontra-se com a Terra”. Também participei de toda a obra social que a irmã Adélia e a irmã Viviane fizeram nas comunidades carentes do Recife e do Sítio Guarda. Sempre fui bem recebida pelas irmãs, que revelam o carisma da congregação, a caridade, o amor, a amizade, o bom acolhimento e os ensinamentos que aprendi por cada uma delas e ainda aprendo hoje."

Suzana Freire

Educadora do Colégio Damas

"A minha gratidão com as Religiosas da Instrução Cristã foi num momento muito doloroso. Foi quando eu fiquei viúva e, no momento, eu levantei o olhar estavam todas na minha residência, me colocando no colo. Então, para mim, é um momento que marcou minha vida, e elas me botaram no colo como uma mãe. Então, eu sou grata até o dia que Deus me chamar, porque me acolheram e acolheram minhas filhas. Obrigada."